Semana do consumidor x Problemas que as companhias aéreas não nos contam. Até onde estamos sendo enganados?

Notícias Recentes // 26/03/2019 11:46

Semana do consumidor x Problemas que as companhias aéreas não nos contam. Até onde estamos sendo enganados?

As companhias aéreas vendem milhares de passagens sabendo dos problemas que ocorrerão. E vamos explicar como sabemos disso.


Semana do consumidor x Problemas que as companhias aéreas não nos contam. Até onde estamos sendo enganados?


O Dia do Consumidor, celebrado no mundo todo no dia 15/03, é uma data considerada "comemorativa" para celebrar e lembrar à todos os direitos dos consumidores ao adquirirem um produto ou serviço. Mas não é bem assim que as coisas acontecem, já que as companhias aéreas vendem milhares de passagens sabendo dos problemas que ocorrerão. E vamos explicar como sabemos disso:


Assim como a tão famosa Black Friday, a data se tornou motivo para empresas de todos os setores oferecerem descontos e estimular as compras, inclusive as companhias aéreas. O buzz é tão grande que um dia foi transformado numa Semana inteira de "ofertas".


Por que descontos "forçados" são um problema?


Quando feitos de forma correta, não há problemas oferecer descontos. Os problemas começam quando, na verdade, são "inventados" ou "forçados" para uma ou mais datas específicas. E um dos mais comuns são os problemas com as passagens aéreas.


Analisando o funcionamento das companhias aéreas, é muito difícil conseguir antecipar ou prever a lotação de voos em trechos específicos, pois tudo é controlado por um sistema complexo. Muitas vezes isso não é levado em conta pelo setor de vendas e marketing das empresas, que toma decisões de oferta com base em datas comemorativas, sem pensar nas consequências que podem ferir os direitos do consumidor.





Quais são os problemas que as companhias aéreas não nos contam?


1. Overbooking e excesso de peso

Ao oferecer um desconto para um voo específico, não há como ter um controle exato se haverão pessoas em conexão neste mesmo voo, ou se haverá espaço e capacidade suficiente para as bagagens de todos os passageiros.


Isso faz com que problemas de overbooking e excesso de peso sejam um dos mais comuns em voos comprados em datas comemorativas.

2.  Extravio de Bagagens

Com as novas políticas de cobrança para despacho de bagagens, as companhias aéreas brasileiras estão explorando o fato como um "novo mercado" de vendas.


O problema é que ao permitir que inúmeros passageiros comprem espaços extras para suas malas, muitas vezes não há espaço suficiente para transportá-las e a empresa tem que enviar as bagagens em outro voo. O desfecho desta história todos nós já conhecemos: extravio de bagagem.


3. Atrasos e cancelamentos

Voos atrasados ou cancelados são um dos problemas mais graves, pois além do transtorno, muitas vezes fazem com que os passageiros percam suas conexões. Isso gera danos morais e financeiros às vítimas lesionadas pela desorganização das companhias aéreas, cujo principal objetivo atualmente é vender a qualquer custo.


Durante a Semana do Consumidor, pela falta de fiscalização e posicionamento da ANAC, o PROCON realizou diversas "blitz" em aeroportos do Brasil para evitar que companhias aéreas descumprissem com as normas de aviação e ferissem os direitos do consumidor ao oferecer passagens em promoções irreais ou condições irregulares.


A ABRAVAGEX, Associação Brasileira das Vítimas da Aviação Geral e Experimental, luta diariamente para que todos os direitos do consumidor sejam cumpridos pelas companhias aéreas a qualquer custo, evitando que o número de vítimas lesionadas pelo mercado de aviação brasileiro se torne ainda maior.


Um dos braços de atuação da Associação é auxiliar juridicamente os consumidores que tiveram seus direitos lesionados por qualquer um dos problemas citados acima. Se você têm dúvidas sobre algum transtorno que passou em algum voo, entre em contato conosco através WhatsApp (45) 9 9923 6273 ou de nosso Fale Conosco, e estaremos à disposição para esclarecer suas dúvidas e auxiliar da melhor forma possível.